9.6.09

Mapa Mundi - É só clicar

Este site contém um Planisfério clicável, todo feito em Java e PHP, com dados históricos e estatísticos de 192 países. O mapa permite zoom e selecção de um país para examinar em detalhes algumas informações. As estruturas e ícones na barra superior da página são simples. de usar.
Assim, na caixa para Pesquisa, pode-se escolher um país para encontrar no mapa (em vez de procurar manualmente para clicá-lo).
Ao lado, há um botão para fechar janelas - é que o site usa muitos Pop-ups pequenas -, um botão para ligar e desligar o som e a Ajuda. (Por falar em Pop-ups, se o seu navegador as bloqueia por default, permita-as para trabalhar melhor com o site.) Depois do botão da ajuda , há os de zoom e as setas para navegar pelo Planisfério. Seleccionando um país, é possível navegar pelos diferentes dados usando a segunda barra de navegação superior, logo abaixo da primeira. Clicando em Síntese, o usuário vê um quadro com as informações básicas do país, como localização, capital, tamanho do território, língua(s), população, PIB e moeda. Um clique em Histórico leva a outro quadro, contando a história da nação escolhida. O quadro da síntese permite visualizar melhor a bandeira do país, ver um mapa político e também fotos, sempre em quadros Separados. Também é possível ir diretamente da Síntese para o Google Maps.
De economia a ecologia, há de tudo um pouco. As outras opções na 2ª barra são População (com dados como densidade demográfica, população urbana, índice de natalidade, etc), indicadores sociais (mortalidade infantil, expectativa de vida, casas com acesso a água e esgoto, taxa de alfabetização), economia (renda per capita, gastos públicos, população economicamente ativa...), redes (linhas telefónicas, movéis, número de computadores, acesso à Internet - com dados entre 2003 e 2004) e meio ambiente (poluição, áreas protegidas, etc). Cada um dos itens presentes nestas divisões tem 2 ícones laterais.
O 1º leva a uma lista mundial sobre o tema, para comparação. Por exemplo, o item Emissão de Dióxido de Carbono (em Meio Ambiente) leva à lista das emissões do gás no mundo inteiro, que pode ser vista por país, por valor (em ordem crescente ou decrescente) ou por continente.
O 2º ícone mostra a fonte da informação dada. A última subdivisão da segunda barra é Objetivos do Milénio, onde são mostrados os dados de cada país ligados a tais metas.

Sem comentários: